
Acredito que estamos nesta vida para aprender a ser feliz. A felicidade está onde nós a colocamos e às vezes não a colocamos onde estamos. A felicidade não é algo a ser conquistado num futuro, e sim em cada momento presente para quem está aberto a ela.
Qualquer um de nós merece ser feliz.
Ao julgarmos que não somos merecedoras de algo, ou que não somos capazes de realizar alguma coisa, criamos uma imagem às vezes negativa a nosso respeito. Para cada imagem negativa, nosso diálogo interno pode criar uma zona de conforto. Ou seja, criar pensamentos baseados em crenças e valores próprios que nos dão uma falsa sensação de conforto, imobilizando nossas ações e impedindo de caminhar na direção do que realmente queremos.
Talvez lhe pareça familiar um dialogo interno mais ou menos assim: “Não vale a pena tentar algo diferente, não vou conseguir mesmo, talvez seja melhor continuar assim, afinal até que me sinto bem, nem está tão ruim assim. Se eu tiver um relacionamento com alguém que esteja sempre ao meu lado e que me dê atenção posso me ligar muito a esta pessoa, e depois posso perde-la e sofreria muito. Já perdi outras pessoas e sei que dói, não quero sofrer mais. É, é melhor continuar assim como estou”
Quando você diz “eu não consigo”, você está dizendo que algo a está impedindo, e talvez seja a zona de conforto, pois ela disfarça seus medos em detrimento da realização dos seus desejos. Isso geralmente causa certa insatisfação.
A insatisfação pode ser algo muito útil, pois pode ser a ponte para muitas conquistas. Muitas vezes para rompermos uma zona de conforto precisamos nos sentir insatisfeitos.
A insatisfação pode ser a geradora de uma nova ação. Para conseguir resultados diferentes precisamos agir de forma diferente. E para querer resultados diferentes e nos sentirmos motivados a agir de uma nova forma, às vezes, é necessária certa insatisfação em relação aos resultados que estamos obtendo.
O incômodo é um grande sinal de que queremos algo melhor. E neste momento é, portanto, uma excelente oportunidade para reflexão e auto conhecimento.
O auto conhecimento, pode aumentar nossa auto estima e assim passamos a respeitar mais o que queremos e o que somos. Desta forma nos tornamos mais autoconfiantes e podemos nos sentir mais responsáveis por nosso destino não precisando mais da ilusão de que é possível delegar aos outros a responsabilidade por nossa felicidade ou sofrimento, e passamos a acreditar que não precisamos ficar passivos esperando o dia em que seremos merecedoras da felicidade. Portanto, como qualquer pessoa merecemos a felicidade e cabe a nós sermos nossos melhores amigos nos aceitando e nos respeitando e colocando a felicidade onde estamos, aqui agora, no momento presente.