As quatro direções

Em muitas tradições xamânicas a manifestação equilibrada de 4 arquétipos – guerreiro, curador, visionário e mestre – proporciona a saúde da mente, corpo, energia e emoção. Percorrer este caminho significa abrir-se para esses conhecimentos arquetípicos que estão dentro e fora de nós esperando para manifestar sua sabedoria através de nossas ações e escolhas.

O caminho para esse equilíbrio é também uma forma de ampliar as inteligências devido à harmonia que se adquire em relação ao o conhecimento.

– O que são arquétipos?

Arquétipos são nódulos energéticos de conhecimento. Como é energia e está no inconsciente coletivo pode ser acessado por cada um de nós a cada momento.

– Como se percorre esse caminho?

O caminho do guerreiro se percorre fazendo uso correto do poder, do curador dando amor, do visionário expressando criatividade e do mestre através da sabedoria.

Assim podemos vir a ser sábios, criativos, poderosos e amantes.

É importante ter em mente que tudo está interligado acontecendo ao mesmo tempo e se movimentando em círculo, ou seja, cada um é espelho do outro e cada um faz parte do outro.

Todas as pessoas em essência têm esses 4 arquétipos, mas a maioria de nós dá vazão somente a 1 ou 2 desses conhecimentos.

Às vezes temos em nós um grande poder e conhecimento se manifestando “do avesso” que é o aspecto sombra de cada arquétipo e isso traz resultados não muito desejados. Basta, no entanto nos colocarmos no eixo para que esse poder funcione a nosso favor.

Como fazer isso?

Assimilando e praticando os princípios de cada arquétipo:

Guerreiro

–   Optar por estar presente – poder de presença.

–   Honrar e respeitar todas as coisas, ser responsável, confiável e estabelecer limites e determinações – poder de posicionamento.

–   Ser congruente e prudente – poder de comunicação.

Curador

–   Manter seu coração Aberto – receptivo;

–   Cheio – estar inteiro na situação ou não estar;

–   Límpido – ter clareza de sentimentos;

–   Forte – Ter coragem de ser o que é.

Visionário

–   Dizer a verdade sem acusar nem julgar e com prudência.

–   Ser autêntico.

–   Dar plena expansão aos seus dons.

Mestre

–   Estar aberto aos resultados.

–   Possuir sabedoria. A Sabedoria vem da capacidade de conhecer-se e reconhecer-se.

–   Ensinar confiança.

–  Entender a necessidade do desapego.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *