Resgatando o poder pessoal

Um relacionamento de co-dependência pode minar a energia das pessoas envolvidas. Se isto está acontecendo com você é porque de certa forma não está conseguindo fazer diferente.

Às vezes um relacionamento pode se tornar um vício quando não nos sentimos merecedores de viver algo melhor. Mesmo fazendo o nosso melhor podemos não conseguir os resultados que queremos.

Talvez você tenha colocado numa relação todas as esperanças de ser feliz atribuindo ao outro o poder. Isso às vezes acontece quando nos apaixonamos.

Enquanto acreditarmos que só o outro poderá nos fazer feliz, mais nada parecerá importante, e isso é uma ilusão. Se nos iludimos a tendência é a desilusão e, portanto sofrimento.

Nós somos responsáveis pela nossa vida, e somente a nós cabe o poder de nos permitirmos ou não sermos felizes. Acredite ninguém tem esse poder em relação a você a não ser você mesmo.

Se você delegou a alguém tamanho poder, cabe a você resgatá-lo. E isso é possível sim. Pode parecer difícil, pois com a energia minada nos sentimos sem recursos. Mesmo assim, você pode mudar esta situação tomando uma atitude a seu favor.

Nossas vidas são o resultado de como nós pensamos e de como nos programamos. Nós podemos mudar nossa vida modificando nossa programação e reformulando nossos pensamentos. Nós é que decidimos o que pensar e o que programar.

Uma relação de co-dependência geralmente vem acompanhada de outros sentimentos como mágoa, inveja, raiva, impotência, apego e tudo isso traz sofrimento e culpa.

De um sentimento de culpa pode vir uma autopunição. Culpa diz respeito a passado próximo ou distante. Culpa talvez por não ser ou por não ter sido como “deveria”, daí é melhor se punir pela pessoa errada que julga ser, antes que alguém mais cruel o faça. A culpa é uma das maiores desculpas para não ser feliz.

O que nós pensamos a nosso respeito vai resultar na nossa auto-imagem, que vai resultar na nossa auto-estima, que por sua vez afeta nossas escolhas. Se não estamos bem com nós mesmos, as nossas escolhas poderão levar-nos para caminhos ruins.

Muitas vezes o que nos limita e impede de sermos felizes não é a realidade, mas sim como nós a percebemos.

As suas qualidades e seu valor independem que como as pessoas o vêem, mas a forma como é tratado pode influenciar o como você se percebe. Isso pode explicar sofrimentos passados, mas não justificar seu futuro. Liberte-se das amarras que te prendem a pensamentos negativos. Quanto menos amarras, maior a sua liberdade para ser feliz.

Um pássaro preso numa gaiola, ao debater-se para abri-la, fere-se tornando mais difícil a situação em que se encontra.

É importante uma atitude mental de compreensão e respeito em relação a você mesma.

Compreender é entender as pessoas dentro do limite delas. A compreensão necessariamente inclui bondade, e a compreensão também leva à bondade. E, compreensão e bondade são sinais de sabedoria.

Quem compreende, respeita. E respeito, em parte, é reconhecer e aceitar que temos nossas dificuldades e estamos em processo de crescimento evolutivo.

Quando não nos aceitamos é porque não respeitamos nossa imperfeição e tecemos pensamentos negativos em relação a nós mesmos, pois achamos que para sermos amados precisamos ser perfeitos, como se fosse possível ser perfeito.

Onde existe compreensão e respeito cria-se um campo de a confiança no qual podemos nos sentir seguros para reconhecer nossas dificuldades como algo natural e aprender a nos respeitar olhando para nós mesmos de uma forma mais amigável facilitando assim nossa auto-descoberta.

Como se libertar? O auto-perdão pode ser fundamental nesse processo. Na medida em que você gostar mais de você mesma se desprendendo do passado com o auto perdão, respeito e compreensão por você mesma reconhecendo que sempre fez o melhor que podia e que se não fez melhor ainda é porque não sabia como.

Seja generosa com você permitindo a possibilidade de rever seus critérios, valores, o que você realmente gosta e quer para você.

Permitindo-se ser mais feliz atrairá outros resultados e outros tipos de pessoas.

Abra-se para o novo, aqui vai uma dica: Pelo menos 3 vezes por dia olhe para dentro de você e diga: “Eu a respeito do jeito que você é. Estou disposta a mudar para obter melhores resultados porque mereço ser feliz”.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *